quinta-feira, 14 de julho de 2011

Encontra-se Susan Desesperadamente

Recentemente revi um filme "clássico"dos anos 80 chamado "Procura-se Susan Desesperadamente".
Na época que foi lançado (1985) o filme foi visto apenas como um veículo para promover a cantora Madonna que estava em início da carreira musical e também flertava com o cinema. Fez um relativo sucesso no cinema e virou cult para os fãs da cantora. A trama do filme falava de uma mulher, Roberta, que infeliz no casamento, passa a vigiar a vida de uma tal de Susan que ela conhece através de anúncios pessoais nos classificados de jornais. "Psicologicamente falando" (não sou psicólogo, por isso as aspas!), a Roberta vê em Susan a mulher que ela queria ser: solteira, aventureira, apaixonada por alguém legal mas "livre para voar"... Roberta queria ser (ter?) Susan.
Passados mais de 20 anos, o tempo (grande sábio esse tal de "Tempo"!) mostrou que o filme continua mais atual do que nunca. E enquanto eu assistia ao filme, o tempo todo imaginava como seria uma refilmagem atualizada. Poderia ser o filme perfeito para o século XXI.

Segue uma "idéia para uma sinopse":

Obs.: Vou situar minha sinopse no Brasil, porque é um lugar mais familiar, né? :-P

Roberta é uma mulher bem casada, "nova rica", que freqüenta boas festas com o marido, e por viver nesse meio sabe que tudo não passa de encenação. Glamour de bijuterias, penteados de apliques e chapinhas, corpos perfeitos de lipoaspiração, silicones e botox. Um mundo de mentiras. Por mais absurdo que possa parecer, para Roberta o mundo real é o virtual. Perfis em quase todas as redes sociais na internet, ela faz amigos virtuais que lhe parecem mais reais. Twitter, Facebook, Google+... Ela posta o que pensa e o que sente em tempo real. A vida de nova rica tem suas vantagens: Notebooks, Smartphones, Tablets. Sempre online all the time!
Ela tem centenas de "amigos", mas uma em especial sempre lhe chama a atenção: Susan, que sempre posta fotos de suas andanças pelo mundo. Londres, Paris, New York, Amsterdam, Tokyo, Pequim e até no Nepal. E umas poucas fotos no Brasil.
Roberta sabia bem o que fazia. Ela era uma Stalker. Vivia para pesquisar a vida alheia através das redes sociais, mas fixou-se em Susan por parecer mais legal, e porque sua intuição assim "mandava".
Certa vez ela vê um comentário de Susan no perfil do namorado. Ato falho de Susan, que poderia ter mandado a mensagem por e-mail ou de outra forma mais segura. Roberta leu: "Estarei em São Paulo no próximo sábado. Encontre-me na praça próximo a casa da Tia Sandra. Bjos!"
Sem saber onde fica a casa da Tia Sandra, Roberta vai até o encontro guiando-se pelo Forsquare do namorado de Susan que avisou onde ele estava, mas sem saber que Susan tá sendo seguida pela Polícia e por amigos barra pesada do seu namorado. A vida de Susan não é exatamente aquela que aparece em suas fotos e mensagens. Roberta nem imagina o que vai acontecer... And so on...
Na versão original do filme, Roberta e Susan se desencontram várias vezes por causa de um cara que quer pegar uma jóia de Susan que também não a pertence. Em certo momento, Susan chega até a casa de Roberta e tem acesso até ao diário íntimo de Roberta (Veja o filme!!!) .Elas só se encontram no "final feliz". Na minha versão, Susan tem acesso ao Notebook de Roberta, que já tem acesso liberado a TODAS as redes sociais dela. Nem beijo de língua ou sexo oral seria mais íntimo que isso!

Segue aqui o meu "diálogo final":
~~~~

- Mas afinal, o que você quer de mim, garota? Vigia a minha vida, examina minhas fotos, reencaminha meus textos, mas não diz nenhum "bom dia" ou "Oi". Qual é a tua?

- Desculpa... Eu... Só queria te conhecer... Minha vida parece tão... Vazia...

- Você é rica! Eu vi onde você mora. Conheci seu esposo. Será que como dizem por aí ‘dinheiro não traz felicidade’? Isso é uma grande bobagem, você sabe disso. ‘Felicidade’ independe de dinheiro, luxo, jóias, glamour!

- Suas fotos são retocadas...

- Quê? Do que você está falando?

- Eu estava com seu smartphone, esqueceu? Vi algumas de suas fotos recentes. Não tinha os retoques de Photoshop. Algumas tem fundo branco ou outra cor uniforme...

- ...que contraste com as minhas roupas e possa fazer uma montagem legal, como encaixar um cenário de cidade famosa ao fundo.

- Então... Suas viagens...

- Algumas são reais. Outras não. Na maioria delas eu viajei, mas não tinha tempo para sair e bater fotos em pontos turísticos e... Ah, droga... A quem eu quero enganar? (Susan se senta ao lado de Roberta, que está sentada num banco de praça). Nunca fiz viagens ao exterior... A não ser que conte atravessar a Ponte da Amizade para comprar coisas no Paraguai como viagem ao exterior.

- Então... Suas viagens, suas fotos, são tudo uma farsa?

- São desejos. Quero um dia viajar para todos esses lugares e torná-los reais. Não é isso que você quer também?

- Irônico, não acha? Procurei uma vida diferente na internet e encontrei alguém igual a mim. (silêncio. Passados alguns minutos de reflexão, Roberta fala com firmeza na voz)

- Vamos viajar juntas! Quero conhecer Paris. Vamos?

- Mal nos conhecemos... (Roberta se levanta e continua firme)

- Cansei da vida artificial. Quero conhecer o mundo. Você quer também e precisamos de companhia. Uma da outra. Falo inglês e francês. Dinheiro não será problema. Vamos fazer as malas agora?

- ......... Você é meio maluca, né?

- Aproveite esse meu momento de insanidade. Não sei quando terei outro. (Susan começa a ri.)

- Maluca mesmo. Vamos, né? Paris é linda nessa época do ano... É o que dizem os catálogos das agências de turismo.

~~~~

Observações finais:

01.: Não era a intenção terminar como se fosse “Thelma & Louise Reloaded”, mas...
02.: Roberta na minha versão foi muito “impulsiva e exata” no final e acredito que ela já poderia ter sido assim desde o início. Ela não precisava mesmo ficar seguindo Susan. Na versão original também. Mas afinal, o que move essa personagem? “Pense e responda no caderno de respostas! ;-)”
03.: Roberta, sua danadinha, porque foi mesmo que resolveu botar um par de chifres no seu marido, hem? Adultério é crime, viu? Vai ser apedrejada na rua! Tá na Bíblia! E... Hem? O que? Essa lei bíblica não vale mais? E qual a lei da Bíblia que tá valendo? ...Ah... Tá. Só a parte contra os homossexuais. Ok.
04.: Título provisório: "Encontra-se Susan Facilmente Nas Redes Sociais".

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dias de Organização!

Dica boa para os feriados: FAXINA!!


Dica boa para o fim de semana: DESCANSO DA FAXINA!!

Eu já estava querendo organizar umas coisas nas minhas estantes cheias de caixas e minha mãe deu a dica: "Aproveite o feriado para limpar essas caixas que só você sabe como limpá-las".

Certo... a faxineira quando vem aqui no meu quarto mal toca nas minhas estantes porque sou muito chato com isso. Quero tudo organizado do meu jeito. Então, nada melhor do que eu mesmo fazê-lo!

Vou deixar o computador ligado só tocando meus MP3 como se fosse uma rádio virtual (para por a fila na ordem também!), e vamos ao trabalho! :-)

Bom dia!